sábado, 19 de janeiro de 2013

E a sereia? Nada, nada.

Sem sucesso, Disney cancela relançamento de ‘A Pequena Sereia’ em 3D
Piadas de título à parte, quem é rei nunca perde a majestade, já quem é princesa muitas vezes não recebe o devido valor.
Por essas e outras nesta semana a Disney cancelou o relançamento de “A Pequena Sereia” em 3D nos cinemas em novembro deste ano, para a tristeza dos fãs e para o deleite do rei leão, Simba, que continua no trono.
Em setembro do ano passado a produtora dos desenhos mais assistidos no mundo fez o teste e colocou quase US$100 milhões (R$200mi) no bolso com o relançamento de “O Rei Leão 3D”, filme de 1994 que ainda hoje é um das maiores bilheterias da história do cinema. Se você fosse ao cinema nessa época provavelmente ia encontrar pais e filhos animados, cantando a trilha juntos e unindo diferentes gerações.
Os cifrões que não pararam de cair na conta encheram os olhos da produtora, que tratou logo de desengavetar outros sucessos empoeirados e programar as reestreias. Mas a ideia foi vetada após o baixo rendimento nas bilheterias de “A Bela e a Fera”, “Procurando Nemo” e “Monstros S.A” e a possibilidade da sereia Ariel sair dos confins oceânicos de 1989 e voltar ao auge da superfície foram, desculpe o trocadilho, por água abaixo.
Erro.Se você nem sabia que o seu clássico preferido estaria no cinema, não se sinta um péssimo fã, pois foi exatamente a falta de comunicação entre a obra e o espectador que causou o cancelamento.
Quando “Rei Leão 3D” foi relançado a internet estava repleta de publicidade e notícias sobre o assunto, tanto porque era o primeiro filme a receber o tratamento VIP de rejuvenescimento, quanto porque a Disney investiu nisso, o que não aconteceu com as outras produções. O próprio “Procurando Nemo”, que é ainda hoje uma das animações mais queridas e visivelmente impactantes (pelas cores e movimentos realistas do fundo do mar) chegou despercebido nas telonas e assim ficou, sem cartazes, sem comentários, sem expectativas, sem público.
Futuro. De acordo com os estúdios Disney, os trabalhos com a conversão de “A Pequena Sereia” ao formato tridimensional já haviam começado. Por isso, aos fãs, resta a esperança de que mesmo fora das telonas a obra seja relançada direto em DVD/Bluray além da edição diamante do filme, com lançamento programado para o segundo semestre desse ano.