quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

OSCAR - O lado bom de ser simples

Se preparando para o Oscar?? O Cine Rosebud traz um especial por dia da lista de Melhores Filmes. Confira.
Ele tem problemas, ela tem problemas. Mas quem não tem? Ele a acompanha até em casa após um jantar de amigos, e ela o convida para fazer sexo. Ele nega, ela se incomoda, os dois não se dão. E começa então uma história de amor. Essa poderia ser a sinopse de qualquer comédia romântica hollywoodiana e é exatamente assim que “O Lado Bom da Vida”, filme indicado a oito Oscars, deve ser classificado. Mas, então, o que tem esse roteiro específico que o qualifica a tantas indicações? Nada. Mas, ele tem bons atores. O longa conta a história de Pat (Bradley Cooper) a partir do dia que ele sai do sanatório onde esteve durante oito meses. Pat espancou um homem quase até a morte ao vê-lo com sua mulher. Obcecado pela ideia de retomar sua vida, ele tenta viver uma rotina normal até que conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que oferece ajuda em troca de ele formar com ela um casal em um concurso de dança.
Positivo. Em “O Lado Bom da Vida”, Cooper mostra que não é apenas um rosto bonito que faz piadas em “Se Beber Não Case”, enquanto Lawrence tem sido apontada como a nova queridinha da Academia. É bom adiantar que o estardalhaço em torno da moça não faz jus ao personagem, que é muito bem interpretado, mas não excede o comum.
Aliás, o longa é composto de histórias e pessoas comuns, sendo a simplicidade o que o torna tão realista e interessante. Os problemas que cada um carrega fazem o espectador se identificar com personagens que seguem suas vidas apesar do passado, dos vícios, medos e de uma sociedade taxativa. E é durante uma rotineira discussão, uma briga em um jogo de futebol ou na comemoração por uma nota ruim de dança, que o espectador enxerga as tais boas coisas de que o filme fala. “É só estar atento aos sinais”, diria Tiffany.
Negativo. Mesmo com a interpretação emblemática que há muito não se via de Robert de Niro como pai de Pat e as aparições sempre divertidas e incomuns -- por não serem escrachadas -- de Chris Tucker, o filme não tem grandes chances no Oscar como Melhor Filme ou como qualquer uma das outras categorias. Mas vale a chance de, quem sabe, se surpreender no dia 24 apostando em um longa que pode não ganhar os prêmios, mas vai render duas horas de uma boa sessão terapêutica de cinema com pipoca.
Ficha:
O Lado Bom da Vida
Diretor:David O. Russell
Indicações:8 Oscars
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert de Niro
Avaliação: Ótimo. Sem grandes chances de premiação, talvez ator coadjuvante (De Niro)
Trailer aqui.

Nenhum comentário: