segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Scorsese setentão para iniciantes

No mês que Martin Scorsese faz 70 anos relembramos alguns filmes do diretor que você já deveria ter visto
Ele queria ser padre, mas se apaixonou pelo cinema - para nossa sorte. Se preparou seis vezes para caminhar no tapete vermelho, mas agarrou a estatueta do Oscar apenas em 2006, com indícios de o prêmio despertar a inimizade do público, se a Academia não o fizesse.
Martin Scorsese comemora sete décadas, mas você ainda não tem opinião formada sobre os filmes dele? Seus problemas acabaram! É só correr para a locadora com a lista abaixo e recuperar o tempo perdido. São cinco filmes de tirar o fôlego que não devem ser esquecidos, ou que precisam começar a ser lembrados.
Taxi Driver (1976). Foi o primeiro dos oito longas em que Scorsese dirigiu Robert de Niro, seu pupilo. A obra influenciou gerações de diretores e marcou época em Hollywood. A história do motorista de taxi que se revolta com a sociedade sem dúvida vai te incomodar por dias. Vale lembrar da atuação espetacular da jovem Jodie Foster neste filme.
Touro indomável (1980). A história da ascensão e decadência em preto e branco do lutador Jake LaMotta é um misto de clássico que não envelhece com algo inquietador e apaixonante. Robert De Niro levou o Oscar de melhor ator atuando de forma brilhante como o autodestrutivo protagonista. Para viver o personagem, o ator treinou boxe por um ano com o próprio LaMotta e engordou 25 quilos.
Cabo do Medo (1991). Você vai roer as unhas, contar os minutos e torcer para que a agonia acabe ao assistir Cabo do Medo. Robert De Niro volta a trabalhar com Scorsese na pele de um psicopata que quer vingança. Em poucas palavras, o personagem de De Niro não quer apenas se vingar, ele vai até as últimas consequências para transformar a vida de uma família em um inferno.
Os Infiltrados (2006). Início de uma nova parceria que tem dado certo, este filme traz Leonardo Di Caprio e grande elenco para as telonas como os mafiosos de uma nova era. O filme, que é ação e surpresa do começo ao fim, finalmente deu a Scorsese seu primeiro Oscar como diretor.
Ilha do Medo (2010). Psicológico e surpreendente, Ilha do Medo te leva para um hospital psiquiátrico em busca de um paciente desaparecido, mas essa é só a ponta do iceberg desse suspense que deve ficar entre os seus preferidos. Novamente Leonardo Di Caprio e Scorsese acertaram na dose e no roteiro.
Alice Não Mora mais Aqui, Os Bons Companheiros, Gangues de Nova York, O Aviador ou o premiado A Invenção de Hugo Cabret. A lista de bons filmes não acaba por aqui, mas esse é só um ‘aperitivo Scorsese’ para quem quer embarcar nas tramas complexas deste diretor que trabalha a fundo os dramas do ser humano, a fé, a violência e os sonhos nas mais diversas situações. Depois de ver esses cinco filmes, sem dúvida, você não vai querer parar. Afinal, são 70 anos de vida e de boas histórias.

Nenhum comentário: