segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal, época de tradição

Na ceia, nos presentes e até nos filmes, o natal revive títulos anualmente
Duas coisas são certas quando o supermercado começa a vender panetones: enjoar de ouvir "Então é Natal", da Simone, e chover filmes tradicionais na TV aberta. Portanto, para seguir as tradições, segue a lista de cinco longas que não podem faltar naquele momento pós-ceia, em que você deita em frente a TV... e dorme.
Esqueceram de mim (1990) . Sim, "Esqueceram de Mim" é a história de um jovem ator Macaulay Culkin que encarna o pobre garoto Kevin, esquecido em casa pela família. O personagem tem que se virar sozinho e ainda proteger a casa de dois ladrões atrapalhados. O filme já foi exibido tantas vezes que ficou com 'cara de Natal'. Aliás, isso vale para o "Esqueceram de Mim 2".
Parque dos dinossauros (1993). O filme de Steven Spielberg nada tem a ver com Natal, mas foi exibido repetidas vezes nessa época, o que o permite estar na lista. O longa conta a história de um milionário que investe em um parque de diversões diferente, com dinossauros ao invés de brinquedos. Mas, como a natureza não pode ser controlada, as coisas saem do planejado e o divertimento vira matança.
Gremlins (1984). A TV aberta deu um tempo com esse clássico natalino, mas ele continua na lembrança de quem esperava o bom velhinho na década de 1990. A ligação que o filme tem com o Natal vem com o presente de pai para filho dado no início do longa, um bichinho esquisito que vem com um manual de instruções: não entrar em contato com a água, não expor a luz e não alimentar após a meia noite. Claro que as regras não são seguidas e surge uma raça cruel, mortal e engraçada, os Gremlins.
O Estranho Mundo de Jack (1993). Esse passou no ano passado, vai dizer que não viu? Nessa animação em Stop Motion, o diretor Tim Burton apresenta Jack, o rei da cidade do Halloween, que, cansado da rotina, convence os habitantes a sequestrar o Papai Noel e fazer um Natal diferente. Um pouco de humor negro e monstros para quebrar o clima de festividades e de 'jingle bell'.
Meu Papai é Noel (1994). Por último, mas não menos emblemático, "Meu Papai é Noel" inundou o imaginário brasileiro anualmente na década de 1990 com a história de um Papai Noel acidentado que precisa treinar um substituto. Cuidado! Você pode se deparar com esse clássico ao ligar a TV.
Cinco filmes que, querendo ou não, se ligaram as tradições natalinas e acabaram por se tornar parte delas. Para quem gosta do gênero, é só aproveitar os dias de descanso em frente a TV. A boa notícia, para quem não gosta de nenhum, é: como a música da Simone, eles só aparecem uma vez por ano.

Nenhum comentário: