quinta-feira, 16 de junho de 2011

Qual a sua trilha sonora?


Vi a pouco que Eduardo Coutinho tem um novo projeto cinematográfico em vista e desde o momento que li a matéria me transformei em um ser completamente insuportável. Minha lista do msn virou uma seleção de jukebox alheio e acredito que serei bloqueada por justa causa -vulgo chaTici- por alguns usuários em 3... 2...1...

De qualquer forma estou lançando a pergunta: “Se eu te pedisse pra cantar uma música que marcou sua vida o que você cantaria?” Pelo messenger foi engraçado, eu li desde uma resposta clara e direta, entende-se por “nome da música –artista que canta”, reticências seguidas de um CD completo com uns 15 nomes distintos em gênero e estilo, tem gente que até agora não respondeu (acho que surtou) e recebi até um educado: "porr*! Me come o c* mas não me pergunta isso!”.

Ou então alguém pode simplesmente me perguntar: Por que você quer saber? Claro, essa é a pessoa do bloqueio... E no fundo ela está certa. Por que eu, reles mortal, tenho o direito de saber uma coisa tão pessoal? Na verdade eu não tenho, meu bem, eu só quero. Por fim, com minha busca online confirmei em alguns minutos que eu não sou Eduardo Coutinho, o cara que tem o poder de tirar as respostas do âmago das pessoas – lembrando que é tirar sem usar a força.

O que O cara dos ‘filmes de conversa’ (como ele mesmo classifica) vai fazer agora em seu novo projeto é exatamente o que eu tentei miseravelmente reproduzir: Pedir para as pessoas cantarem. A partir da alforria do gogó o cineasta pretende buscar a subjetividade da vida do indivíduo nessas canções. Segundo o Estadão.com.br, “Coutinho achou que pedir a um grupo de pessoas que cantasse uma canção de sua preferência seria um bom modo de fazer com que falassem melhor de si mesmas.

Achei a ideia fantástica e já comecei a desenvolver o proposto, mas não para fazer um filme, mas para conhecer melhor as pessoas que eu gosto e vê-las enlouquecendo, já que as reações se mostraram bem interessantes até o momento.

Então eu pergunto a você e gostaria de ter uma resposta, seja ela como for, em forma de versos, palavrões, de coletâneas completas ou de apenas um nome, sem necessidade de explicação. E pode ser por comentário, e-mail, msn, facebook, twitter, falecido Orkut, sinal de fumaça ou código morse, eu só quero uma resposta. Se é verdade que a vida tem trilha sonora, eu pergunto: Qual a sua?

Solte o cantor de karaokê que há em você.

Estou esperando o projeto de Coutinho, estou esperando a sua resposta.

2 comentários:

Lincoln disse...

A minha trilha sonora seria uma espécie de coletânea lançada pela Folha de São Paulo, daquelas que você tem que comprar 1 CD junto com o jornal de domingo até completar os 40 volumes.

Com certeza começaria com

"It's a beautiful day
Sky falls, you feel like
It's a beautiful day
Don't let it get away" - U2

Teria Led Zeppelin
"... and she's buyyyy-ying a stairway to heaven...", para lembrar da minha infância, ao lado de meus pais;

Teria Maroon 5 ("... and she wiiiiiiiill be loved...") ou Audioslave ("...Iiiiiiin your house, I loooooong to be..."), para lembrar de doces momentos com minha esposa;

Teria Maria Rita,
"Leve na lembrança
A singela melodia que eu fiz
Pra ti, ó bem amada
Princesa, olhos d'água
Menina da lua",
Para lembrar do momento único da minha vida, que foi segurar minha filha na mão pela primeira vez.

E não posso esquecer do Kid Abelha, que incontáveis vezes foi o fundo musical dos melhores momentos de minha vida.

"A noite sonhei contido
E não estava dormindo
Justo ao contrário
Estava bem desperto" - Paula Toller

Enfim, todos esses momentos especiais que marcam nossa vida teriam uma faixa específica.

Acho que, com relação aos estagiários daqui, tenho uma lembrança bem legal com a música Don't lie, do Black Eyed Peas, que eu também incluiria nesta trilha.

E você? Por que não conta a sua trilha sonora?

Ticiana Ferolla Schvarcz disse...

Que delícia de trilha, Lincoln! ;D

Quanto a sua pergunta, como eu disse a um amigo meu: "Estou focada em descobrir as alheias, logo depois conto a minha" hehe

;*